"O Espirito Santo de Deus me fez, a inspiração do Todo Poderoso me formou..."Jó 33:4

Porque me fez grandes coisas o poderoso Deus; e santo é teu nome. ( Lc 1:49)

Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Para que dançar?
Há alguns dias um repórter de um jornal local me ligou e me fez algumas perguntas, uma delas foi “o que é dança profética?”
Respondi que assim como nossa boca se comunica através de palavras nosso corpo também se comunica através movimentos e gestos, alias pra quem não sabe estudos comprovam que mais de 80% da nossa comunicação é corporal e gestual, então assim como com nossa boca falamos, também com nosso corpo falamos, e como nossa existência deve ser para adorar ao que vive e reina para sempre, então que tudo o que somos e tudo o que temos adore ao nosso amado Senhor e Salvador Jesus.
E se até hoje você não tinha motivos ou respaldo bíblico adorá-LO com sua dança então aí vão alguns:

Para celebrar vitória, “Quando os soldados estavam voltando para casa depois de Davi ter matado Golias, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram para encontrar o rei Saul. Elas cantavam canções alegres, dançavam e tocavam pandeiro e lira.” 1Sm 18.6.
Como o povo de Israel todos os dias temos sido desafiados por gigantes interiores e exteriores e muitas vezes clamamos ao Todo-Poderoso por misericórdia e por auxílio, que tal usarmos nossa dança como arma de louvor e profeticamente dançarmos por nossas vitórias? Dançar celebrando verdadeiramente e profeticamente pelas inúmeras vitórias que Ele tem nos dado e ainda dará.

Para adorar, “A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando.” Êx 15.20.
Adorar com tudo o que somos e tudo o que temos, com nosso corpo, alma e espírito.
Para festejar, “- Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança.” Lc 15.25.
Festejar porque estávamos perdidos e Ele nos encontrou, porque estávamos mortos e Ele nos ressuscitou, porque estávamos enfermos e Ele nos curou, porque estávamos presos e Ele nos libertou, porque estávamos desgarrados e Ele nos arrebanhou para o seu maravilhoso rebanho.
Para louvar, “Davi, vestindo um manto sacerdotal de linho, dançou com todo o entusiasmo em louvor a Deus, o Senhor. E assim ele e todos os israelitas levaram a arca da aliança para Jerusalém, com gritos de alegria e sons de trombetas. Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, olhou pela janela, viu o rei Davi pulando e dançando em louvor ao Senhor. Então sentiu por ele um profundo desprezo.” 2 Sm 6.14-16.
Que tal sair da posição de mero expectador e fazer parte desse exército que adora a Deus com todas as suas forças não importando as circunstâncias, sair das janelas e cair na folia no meio do povo de Deus, que tal adorar ainda “que” e apesar “de”? Adorar pelo maravilhoso dom que Deus nos deu através de Jesus, a vida eterna!

Deus o abençoe

Pr Erick e Lili

Fonte: http://www.harpaetamborim.com/est01.htm

terça-feira, 27 de abril de 2010


CONCEITO SOBRE COREOGRAFIA
DEFINIÇÃO (gospel)

É um conjunto de gestos corporais que visam expressar o sentido da música (e não só), de forma que mesmo sem cantar ou falar, as pessoas consigam compreender o que se está exprimindo.


Obs.: O uso da Mímica


OBJETIVOS

Dinamizar a música
Aumentar a expressão musical
Complementar a música
Motivação pessoal
Louvor e Adoração
Ganhar pessoas ligadas a esta área e não só


JÚBILO E CELEBRAÇÃO

Júbilo: Alegria excessiva, contentamento expansivo. Alegria expressa com sorrisos, gritos e gestos.

Celebração: Cantar acompanhado de mais variadas formas de expressão, batendo palmas, gesticulando, pulando e dançando.

Obs.: O povo de Deus no Antigo Testamento dançava em suas festas com atitude pura diante do Senhor.

REGRAS BÁSICAS

Decência (tanto no vestuário como na própria dança, na expressão, etc.)
Coordenação (de passos, gestos, expressão, etc.)
Indumentária adequada ao estilo e ritmo da música
Espontaneidade e criatividade
Concentração
Autenticidade
Expressão corporal e facial
Sensibilidade corporal e facial

"Decência"

É importante que haja decência na coreografia, tanto no vestir como na própria arte. Existem estilos que definitivamente não devem ser apresentados na igreja e em nenhum outro lugar se se tratar de cristãos, por serem formas de provocação carnal, e de proveniência maligna, ou ainda inspiração demoníaca.
A decência é importante pelo facto de que o corpo do respectivo coreógrafo é templo do Espírito Santo, outro motivo é a própria natureza de alguns gestos que levam o coreógrafo a deitar-se no chão, ajoelhar, levantar pés e mãos, saltar e outros formas de expressão corporal que devem ser prevenidas com um traje decente.

"Coordenação"

A coordenação de gestos, passos, expressão é uma das mais importantes advertências para coreografia com excepção de coreografias livres em que cada coreógrafo do grupo se dedica a fazer o que lhe apraz dentro dos limites de estilo determinado.
Basta um único componente gesticular diferente, dar passos diferentes, expressar diferente para tirar a coordenação e sincronia da coreografia. Há o caso particular de coreografias em que cada membro tem sua parte específica, fazendo deste jeito diferente dos demais; é importante não confundir.

"Espontaneidade e criatividade"

Espontaneidade e criatividade: A coreografia não se resume simplesmente naquilo que se aprende, o coreógrafo deve ser criativo e espontâneo, deve ser capaz de em qualquer coisa que ouvir, e der para coreografar, assim o fazer. Precisa deixar o seu corpo ser levado pela força da expressão e pelo prazer da alma.

"Concentração"

A concentração é outro factor de extrema importância, não obstante eu deixar-me levar pela música, preciso de muita concentração. Dance com a alma e com a consciência.

"Autenticidade"

O coreógrafo deve ser autêntico. Significa que deve haver realidade e verdade naquilo que faz, ainda que o esquema não seja de sua autoria, precisa demonstrar autenticidade.

"Expressão corporal e facial"

A expressão corporal e facial é o que faz a coreografia. O coreógrafo deve ser capaz de impressionar aquele que vê, fazer chorar, rir, trazer emoção ao local, consoante ao estilo de música e tipo de coreografia. Cada palavra possui a sua expressão característica, tanto facial como corporal, deve haver estilo se necessário, agressividade (no bom sentido) se necessário, suavidade se necessário, chorar se necessário, rir se necessário, desfalecer se necessário, etc, etc.

"Sensibilidade"

Sensibilidade é o que não pode faltar numa coreografia. O coreógrafo deve ser sensível á música, ás palavras, aos próprios movimentos do corpo.

DANCE COM INTENSIDADE!!!!

FONTE: http://serafins-gerandoadoradores.blogspot.com/2009/06/conceitos-sobre-coreografia-gospel.html
ATITUDES
NA DANÇA


Dentre os componentes principais de uma dança aqui temos:

Alegria
Satisfação
Quebrantamento
Reverência
Contemplação
Autoridade
Liberdade

Toda a coreografia deve ser acompanhada de uma boa atitude, que a possa identificar, é a atitude que tomamos para dançar que caracteriza a nossa dança.
Uma atitude de alegria poderá transmitir ao público a mesma intenção com que dançamos. Sem falarmos alguma coisa as pessoas devem compreender que estamos transmitindo alegria e júbilo, bem como satisfação.


O quebrantamento também faz parte das atitudes na coreografia. É uma forma de nos achegarmos a Deus com sincero coração, e nos deleitarmos em reconhecimento da nossa necessidade de Deus. É mais uma forma de transmitir ao público o que estamos vivendo no momento. Uma coreografia repleta de quebrantamento, traz á sala o mesmo sentimento, que pode detonar os corações em sincero reconhecimento da

Existem algumas melodias, bem como letras, que em si mesmas já transmitem uma ideia de reverência; unindo-as á atitude pessoal do coreógrafo, traduzem a mais pura reverência diante de Deus.

A contemplação: Mais pra frente falaremos sobre a adoração na coreografia, parece muito complicado referir-se a adoração na coreografia quando é de extrema importância a concentração naquilo que estamos fazendo. O facto de estarmos coreografando não implica dizer que não poderemos adorar á Deus, pelo contrário, é bom que coloquemos em mente que, como cristãos tudo o que fizermos se tornará um acto de adoração se for em espírito e em verdade. Se a letra nos levar a contemplar á Deus, desde que estejamos seguros dela e do esquema, não exite em fazê-lo – Contemple á Deus.

Autoridade: Parece um pouco estranho falar de autoridade na coreografia; é, ela também faz parte das atitudes na coreografia. Se for necessário, dance com autoridade.

A liberdade é fundamental na coreografia. A pessoa deve sentir-se realmente livre e solta para dançar; desde liberdade de espírito, alma e corpo.

RITMO E ESTILO
Coreografia unicamente gestual
Coreografia unicamente em dança
Coreografia mista

COREOGRAFIA LIVRE

Atrás nos referimos de coreografias em que cada componente do grupo se dedica a fazer o que lhe apraz; isto é coreografia livre. Livre dentro dos limites de determinado estilo. É cada um, consciente do tipo de música, deixa-se levar e viver o momento da forma que quiser. Aí, o coreógrafo terá a possibilidade de criar, se envolver e produzir uma satisfação pessoal. Mas mesmo assim, existem alguns pontos que precisam ser observados:

Comunicação
Sincronia
Envolvimento

O facto de ser livre não deve levar a desordem. Para se evitar isto precisa haver então, uma certa comunicação entre os componentes presentes, os sentidos do coreógrafo devem estar em alerta para não provocar, choques no palco, quedas e pancadas, se for uma coreografia individual, aí o coreógrafo está de facto livre e não precisa preocupar-se com ninguém.

A sincronia também é importante, de facto ela é livre mas se os componentes poderem usar de um senso equalizador, com certeza tudo será mais agradável para os apreciadores.

O envolvimento por sua vez está a favor da coreografia. As vezes a coreografia, por ser um conjunto de gestos coordenados, não facilitam o envolvimento da pessoa que está mais preocupada em concentrar-se e fazer o que todos estão fazendo, se introduzirmos a coreografia livre, daremos ao coreógrafo a oportunidade de se envolver e deixar de lado as técnicas gerais, obrigatórias a todos os participantes.

fONTE: http://serafins-gerandoadoradores.blogspot.com/2009/06/atitudes-na-danca.html

segunda-feira, 26 de abril de 2010



A Dança no meio do Povo Hebreu
A Dança no meio do Povo Hebreu-EMBASAMENTO BÍBLICOMtos podem perguntar qual o respaldo bíblico para a utilização da dança na Igreja .Hoje ainda existe resistência em relação a dança no louvor e na adoração,entretanto,existem vários versículos sobre dança,os quais dão a certeza de que o Ministério de Adoração com Danças,está fundamentado na Palavra.a)Dança entre os hebreus como expressão de Alegria:“…as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul,cantando e dançando alegremente,com tambores,e com instrumentos de música.” I Samuel 18:6“Ora,o filho mais velho estivera no campo;e quando voltava,ao aproximar-se da casa,ouviu as músicas e as danças”. Lucas 15:25b)Dança como expressão de Adoração ao Senhor:“Então Miriã,a profetisa,irmã de Arão,tomou na mão um tamboril,e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris,e com danças.” Ex 15:20“Louvai-o com adufes e com danças…” Sl. 150:4“Louvem o Seu Nome com danças,e lhe cantem louvores com adufe e harpa”. Sl. 149:3c)Dança citada em promessa de Restauração:“Ainda te edificarei,e serás edificada,ó virgem de Israel ! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam.” Jeremias 31:4“Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.” Jeremias 31:13d)Dança fora do propósito de DEUS:“Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças,acendeu-se-lhe a ira….” Ex 32:19“Entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse então o rei à menina: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.” Marcos 6:22A verdade é,a dança nao é hereditariamente boa ou má,mas uma maneira de comunicar o que é bom ou mal.Podemos usá-la para adorar e engrandecer o Nome do Senhor,ou para servir aos propósitos errados.

“Muitos podem perguntar qual o respaldo bíblico para a utilização da dança na Igreja. Hoje ainda existe resistência em relação a dança no louvor e na adoração,entretanto,existem vários versículos sobre dança, os quais dão a certeza de que o Ministério de Adoração com Danças,está fundamentado na Palavra.

a)Dança entre os hebreus como expressão de Alegria:

“…as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul,cantando e dançando alegremente,com tambores,e com instrumentos de música.” I Samuel 18:6

“Ora,o filho mais velho estivera no campo;e quando voltava,ao aproximar-se da casa,ouviu as músicas e as danças”. Lucas 15:25

b)Dança como expressão de Adoração ao Senhor:

“Então Miriã,a profetisa,irmã de Arão,tomou na mão um tamboril,e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris,e com danças.” Ex 15:20

“Louvai-o com adufes e com danças…” Sl. 150:4

“Louvem o Seu Nome com danças,e lhe cantem louvores com adufe e harpa”. Sl. 149:3

c)Dança citada em promessa de Restauração:

“Ainda te edificarei,e serás edificada,ó virgem de Israel ! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam.” Jeremias 31:4

“Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.” Jeremias 31:13

d)Dança fora do propósito de DEUS:

“Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças,acendeu-se-lhe a ira….” Ex 32:19

“Entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse então o rei à menina: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.” Marcos 6:22

A verdade é, a dança nao é hereditariamente boa ou má, mas uma maneira de comunicar o que é bom ou mal. Podemos usá-la para adorar e engrandecer o Nome do Senhor, ou para servir aos propósitos errados.”


ATENÇÃO NOVIDADES,
A Academia Profetas da Dança de Contagem/MG. Está em novo endereço, bem no centro de Contagem. End. Rua Joaquim Camargos 219, esquina com a Rua Ana Aleixo - Centro Contagem/MG. Os telefones permanecem os mesmos. Glorificamos a Deus por esta nova sede, onde também funcionará o escritório do Ministério Dança pelas Nações e da Profetas da Dança. O local conta com salas amplas para aulas de diversas modalidades e também com uma Loja de Produtos para Dança como sapatilhas, Boddy, Meias, Roupas, DVDs etc.... Você está convidado para conhecer as instalações. Novidades para a academia, além das aulas de adultos, também as aulas para crianças. Matrículas abertas.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

EU

POSSO TE AJUDAR???

Dança na Igreja
A dança é um ministério de adoração que o Senhor tem levantado em algumas igrejas, mas, como é comum no meio evangélico virou “moda” e praticamente todas as igrejas dispõe de dançarinos de plantão. Eu não sou contrário à existência da dança; creio plenamente que o Espírito de Deus tem feito uso desta forma de expressão corporal para honrar e glorificar ao Todo Poderoso. E, quando esta adoração é externada com temor e amor, o nosso Espírito alegra-se profundamente ao contemplá-la. A infidelidade, incredulidade e a conseqüente falta de santidade de muitos povos (igrejas), impossibilitam o mover do Espírito Santo, resultando em cultos desprovidos da verdadeira unção que alimenta a alma. Para saírem desta situação, lançam mão, copiando, toda sorte de movimento. Esquecem que é o Espírito de Deus que derrama o óleo e estas práticas desprovidas de unção, são inconsistentes, sem valor diante de Deus. Amados líderes, é preciso ouvir a voz do Espírito Santo, consultá-Lo e conhecer a Sua vontade para a igreja; não tome decisões segundo a sabedoria e ou entendimento humano. Afinal, a Igreja é do Senhor Deus que enviou o Espírito Santo a edificá-la. Se houver aprovação do Senhor quanto à existência de um ministério de dança, alguns pontos devem ser observados pelos que serão ungidos.
1- Amor a Deus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Mt 22.37 A nossa condição de servos obriga-nos a sermos desprovidos de vontade própria e sujeitos ao domínio integral do Senhor Deus. Isto significa: Primeiro à vontade de Deus e em segundo plano e em conformidade com os princípios divinos, o nosso querer.
Esta condição é tão real, que o próprio Jesus, quando homem, submeteu-se por completo aos desígnios do Pai, a direção de Sua vida não estava mais sob seu controle. Ele disse: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres”. (Lc 22.42)
Esta sujeição incondicional era fruto do grande amor do Senhor Jesus, primeiro para com o Todo Poderoso e também pela humanidade que caminha a passos largos em direção à perdição eterna.
2- Temor a Deus: Coração sábio. “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o SENHOR seja louvado para sempre!” (Sl:111.10)

Temor a Deus significa que devemos possuir sentimento de reverencia e respeito, ao contrário do que pensam alguns, ao associar temor a medo. É inconcebível que vidas impuras, desprovidas de santidade possam tomar lugar no desempenho da obra do Senhor. A falta do temor abre brechas através das quais, o maligno infiltra-se e as obras da carne ganham espaço. As pessoas que deveriam ser adoradores tornam-se em “dançarinos”, ávidos pelos elogios, sentem prazer quando são glorificados por fazerem bem as coreografias.
... Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar?... Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. “Quem me elogia é o meu Pai...” (Jo 5.41,44;8.54)
Movido pelo amor e temor, Jesus despiu-se da glória celeste, colocando-se apenas como instrumento nas mãos de Deus, para ser útil ao Reino, Ele dispensou os elogios, veja: “Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas” (Jo 5.41)
3- Santos e Puros: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. (Rm 1:1)
A exemplo de Paulo, somos chamados para fazermos a obra do Senhor Deus, em diversas áreas no Reino. Separados para a honra e glória do Senhor. Consciente desta condição é preciso que haja uma adequação da vida ao viver definido por Deus. Você foi chamado pelo Espírito Santo para integrar o ministério de dança? Louvor? Pregação da Palavra? Líder na igreja? Oh graças! És bem-aventurado!
O mandamento é: Seja Santo! A santidade nos proporciona:
-A oportunidade de comungarmos as mesmas idéias do Senhor.
-E intimidade profunda com Ele.
Quando isto é uma realidade, a nossa alegria é glorificá-Lo com os nossos atos.
Os frutos da carne: “... a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas”. (Gl 5.19-21) São inexistentes na vida que procura ser santa e pura. Servo leia com atenção esta mensagem, reflita sobre a tua situação com o Senhor, e jamais permita que sentimentos de orgulho, a soberba e a vaidade penetrem em teu coração, roubando o lugar que é exclusivamente do Senhor. Você é ungido a adorar através da dança? Faça isto com perfeição, com satisfação e com todas as tuas forças, para que o Senhor veja e aprove, recebendo como aroma suave a tua adoração. Não permita que a carne sobressaia e queira ouvir dos irmãos palavras afáveis; não tome glória do Senhor para si. Amém
A saber
1. Deus não escolhe pessoas capacitadas, ele capacita os escolhidos.
2. Um com Deus é maioria!
3. Se quiser ficar desanimado olhe para si, se quiser ficar decepcionado olhe para os homens, mas se quiser ser salvo olhe para Jesus.
4. Vale muito mais uma porta fechada por Deus do que uma aberta pelo diabo.
5. Você quer ajudar? Então se envolva com quem precisa de ajuda. Quer fazer a diferença? Seja diferente, Quer ser usado por Deus? Seja disponível.

6. Nunca ponha um ponto de interrogação onde Deus já colocou um ponto final...
7. Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus.
8. Deus não fala com pessoas apressadas e sem tempo.
9. Com Jesus, jamais uma desgraça será a última noticia.
10. Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.
11. Só terei tudo de Deus, quando Ele tiver tudo de mim. 12. A fé ri das impossibilidades.
13. A fé não nasce com uma quantidade de fatos que uma pessoa ouve a respeito de Deus. Há pessoas que se convertem com um folheto apenas, enquanto outras irão para o inferno conhecendo a Bíblia inteira.
14. Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus.
15. Perdoar é a melhor maneira de vingar-se.
16. A mágoa olha para trás, a preocupação olha em volta, a fé olha para cima.
17. O tempo é de longe mais valioso que o dinheiro, porque o tempo é INSUBSTITUÍVEL.
18. Não temas a pressão, lembre-se que é ela que transforma o carvão em diamante.
19. A Bíblia nos foi dada para nos dar conhecimento e mudar nossa vida.
20. O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa.
21. NÃO CONFUNDA A VONTADE DE DEUS, COM A PERMISSÃO DE DEUS, NEM TUDO O QUE ACONTECE É DE SUA VONTADE, MAS NADA ACONTECE SEM SUA PERMISSÃO. Jesus Não é Religião . . . é Relação!!!




Se você confiou em Deus e andou pelo caminho Dele,
Se você O sentiu a guiar você todos os dias,
Mas agora seus passos o levam por outro caminho,
Comece de novo!!
Se você fez planos que não deram certo,
Se você tentou dar o melhor de si e não há mais o que tentar,
Se você falhou consigo mesmo sem saber porquê,
Comece de novo!!
Se você contou aos seus amigos o que planejava fazer,
Se você confiou neles e eles não o apoiaram,
Se agora você está sozinho, só podendo contar consigo mesmo,
Comece de novo!!
Se você falhou com seus familiares,
Se agora você já não é tão importante para eles,
Se eles perderam a confiança em você,
Se você se sente um estranho em seu próprio lar,
Comece de novo!!
Se você orou a Deus, respeitando sempre a vontade Dele,
Se você orou e orou e ainda se sente infeliz,
Se você quer parar, sentindo que atingiu seu limite,
Comece de novo!!

Se você está certo de que está acabado e quer desistir,
Se você chegou ao fundo do poço,
Se você tentou e tentou e não conseguiu subir,
Comece de novo!!

Se os anos passam tão depressa e os sucessos são poucos,
Se chega Dezembro e você se sente triste,
Deus dá um novo Janeiro a você.
Comece de novo!!
Começar de novo significa: "Vitórias alcançadas", "Uma corrida bem feita", "Deus sempre vencerá!"
Não fique aí sentado no trono da derrota: COMECE DE NOVO!





GINÁSTICA ESPIRITUAL


EXERCÍCIOS INDICADOS PARA TODAS AS IDADES

GINÁSTICA DE RELAXAMENTO




Entrega ao Pai todas as suas cargas, tristezas e preocupações;









GINÁSTICA RESPIRATÓRIA




Respira apenas a atmosfera de paz, amor e felicidade.











GINÁSTICA OCULAR



Vê somente o bem nos teus semelhantes.














GINÁSTICA AUDITIVA


Escuta a voz de Deus.












GINÁSTICA PARA A MENTE




Exercita exclusivamente idéias construtivas.










GINÁSTICA PARA A LÍNGUA



Pronuncia apenas palavras edificantes e caridosas












GINÁSTICA FACIAL



Sorri, sorri, sorri o dia inteiro











GINÁSTICA PARA AS PERNAS



Anda sem temer pelos caminhos em que Deus te guiar.









GINÁSTICA PARA AS MÃOS



Une-as diariamente para uma oração especial.













GINÁSTICA PARA O CORAÇÃO



Irradia o sentimento do amor.









GINÁSTICA PARA A ALMA



Tem todos os dias contato com Deus.




Estes exercícios podem ser feitos por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.



Não há contra-indicação para ninguém.



Pratica-os quantas vezes puderes e a melhora será garantida!!!



Só depende de ti!!!





Deus e a dança...
“Eu só creria em Deus que soubesse dançar...”
Friedrich Nietzsche – Filósofo
“...e dizem: Eis aí está um glutão, bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores...”
Jesus de Nazaré
“...veio o Filho do Homem...que comia e bebia...e vós não cantastes...”
Jesus de Nazaré De fato em Jesus, Deus dança com os homens. Ninguém que leia o Evangelho deixará de ver Jesus em constantes danças...
Começa Seu ministério interrompendo a falência de uma festa...transforma água em vinho...
Ele é recriminado constantemente porque atende à convites para festas em casas de pessoas pouco recomendáveis.
Sua misericórdia para com o drama humano é música da Graça aos ouvidos oprimidos.
E quando Ele deseja expressar a alegria de Deus e de anjos pela chegada da consciência a algum coração, Ele prepara o cenário de uma festa.
O pai do pródigo dançava e gostava de música.
Nietzsche não viu nada. Aliás, viu tanto “cristianismo” que não viu Deus dançando em Cristo. Ele mesmo não percebeu o quão pré-condicionado estava. Não conseguiu enxergar que tudo era um convite para a festa na casa do Pai. As parábolas de Jesus estão cheias de convites para que se venha dançar. Quando ninguém atende ao convite, ainda assim Ele não cancela a festa: enche a casa de mendigos, veste-os com trajes próprios, e ordena a liberdade. Até João Batista, que não dançava do lado de fora, sabia que o que estava acontecendo era uma festa. Jesus era o noivo. A festa era Dele. João se alegrava. De fato, se eu tivesse que dizer alguma coisa ao filósofo, lhe diria: ‘Eu é que não acredito em filósofos que não sabem dançar...e nem ver quando a festa está proposta.’ O que custava ao filósofo era crer que Deus não tinha nada a ver com o mal humor do Cristianismo. Acabou que o pensador foi incapaz de ouvir as músicas e entrar na festa. Quem tem ouvidos para ouvir as músicas da Graça, que entre na festa. Deus está chamando você pra dançar. É por isso é que o convite tem o nome de Boas Novas.
A Dança à luz da Bíblia
Com exceção da dança de Salomé perante Herodes (provavelmente uma espécie de pantomima de influência romana), os múltiplos casos, exemplos e citações relacionados com a dança na Bíblia nem têm um caráter de sedução lasciva, nem são danças «a solo», exceto a dança (II Sm. 6:14-16; Cr. 15:29) de David, o «homem segundo o coração de Deus», tão respeitado pelo Povo do Senhor, ainda hoje. Geralmente as danças são expressões grupais: de alegria, divertimento e/ou adoração a Deus. Nomeadamente no livro de Salmos, há convites bem explícitos para louvar a Deus com danças, como por exemplo em Salmo 149:3, 150:4 (alguns tradutores escreveram flauta em vez de dança!!) .
Algumas outras referências:
Juizes 21:19-23;
I Samuel 30:16;
II Samuel 6:5: “David e toda a casa de Israel dançavam diante de Jeová...”
Salmo 87:7: “Dirão tanto os que cantam como os que dançam: todas as minhas fontes são em ti”;
Cantares 6:13: “Volta, volta ó Sulamita... Porque quereis contemplar a Sulamita, como a dança de Mahanaim?”. (Tradução Brasileira, das Sociedades Bíblicas Unidas, corroborada pela ISBE, Enciclopédia Bíblica Internacional, vol II, p.1169-1170).

Na parábola do Filho Pródigo, (Lucas 15:25) a dança assume um caráter bastante significativo, não só por ser uma alusão referida por Jesus, o Verbo que atualizou a Palavra de Deus e a personificou (Hebreus 1:1), mas também porque essa parábola ilustra a relação do homem com Deus, e a alegria que existe no céu quando um pecador se arrepende. Ora essa alegria é traduzida de várias formas, sendo uma delas a dança. Talvez no céu isso aconteça, numa situação como essa e, se assim for, então existem danças no Céu. Os anjos dançam e cantam de júbilo quando uma criatura humana volta ao Lar Paterno! Não estou a afirmar, mas é uma possibilidade! Um dia saberemos ao certo, na Sua divina presença. Aleluia!
É também de salientar que a dança fazia parte da vida corrente, entre os judeus, e até dos jogos infantis, como lemos em Mateus 11:17 e Lucas 7:32. Perante o que lemos na Bíblia, a dança é uma expressão de alegria, de festa, de convívio e de adoração a Deus. É de lamentar que, entre os cristãos evangélicos, se dance tão pouco. Claro que, em todas as práticas, inclusive as artísticas, há sempre o bom e o mau. Existe má literatura, mas continuamos a ler bons livros. Existe má fotografia, mas continuamos a tirar e a ver fotografias. Existe má pintura, mas continuamos a pintar e a apreciar as artes plásticas. Existe mau cinema, mas continuamos a valorizar grandes obras cinematográficas. Existe mau teatro, mas também há bom teatro; má escultura e boa; péssimos programas de televisão e outros excelentes, etc..
“Examinai tudo, retende o bem”, aconselhou o apóstolo Paulo (I Tess. 5:21). E podíamos dizer ainda que, infelizmente, dentro das igrejas também existe o bom e o mau. Há pessoas sinceras e outras hipócritas, há cristãos honestos e outros que o não são, e há também muita vaidade, muita maledicência, muita falsa santidade, muita inveja, muito fanatismo... Ao Senhor e só a Ele compete separar o trigo do joio. Por isso, irmãos, se sentem o desejo de cantar, cantem! Se sentem o desejo de tocar, toquem. Se sentem o desejo de dançar, dancem... desde que em tudo o que façam não haja maldade, mas sim um espírito são, de alegria, de comunhão, de louvor a Deus, ou de simples diversão saudável, comunicativa! Voltemos à Bíblia. Dancemos!





EU DANÇAREI...

Nosso maior anseio como ministro na dança, instrumentos nas mãos do Senhor é um dia poder dançar diante dEle. Como será lindo este dia. Dançar face a face com o Senhor por toda eternidade. Por isso, prosseguimos em santidade, buscando estar segundo o Seu coração e andar em Seus caminhos para que, quando Ele voltar e levar sua igreja, possamos subir e dançarmos com tudo que temos e com tudo que somos. Vestidos de vestes celestiais e podendo ver claramente como Ele se alegra em nossa dança.
Gostaria de agradecer ao Senhor pelo grupo de discussão on line "Eu Dançarei". Um grupo formado por ministros na dança de todo o país que tem buscado uma dança que realmente agrade o Senhor e atraia sua presença. Pessoas que sabem que o Senhor não precisa de enfeites em seus cultos, pessoas que sabem que o que atrai pessoas à casa de Deus é a presença da glória d'Ele, por isso são pessoas que buscam uma dança que atraia a presença do Senhor acima de qualquer coisa.
Que possamos continuar crescendo em busca de união, santidade e excelência diante do nosso Amado. Quebrando toda tradição humana, toda desunião, toda inveja e prosseguindo para o alvo que é o Senhor.
Quem quiser fazer parte dessa lista basta digitar entrar no site www.dosquedancam.blogger.com.br e digitar seu e-mail no campo que aparecerá ao lado ou acessar www.grupos.com.br/grupos/eu_dancarei .