"O Espirito Santo de Deus me fez, a inspiração do Todo Poderoso me formou..."Jó 33:4

Porque me fez grandes coisas o poderoso Deus; e santo é teu nome. ( Lc 1:49)

Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de abril de 2010


Dança na Igreja
A dança é um ministério de adoração que o Senhor tem levantado em algumas igrejas, mas, como é comum no meio evangélico virou “moda” e praticamente todas as igrejas dispõe de dançarinos de plantão. Eu não sou contrário à existência da dança; creio plenamente que o Espírito de Deus tem feito uso desta forma de expressão corporal para honrar e glorificar ao Todo Poderoso. E, quando esta adoração é externada com temor e amor, o nosso Espírito alegra-se profundamente ao contemplá-la. A infidelidade, incredulidade e a conseqüente falta de santidade de muitos povos (igrejas), impossibilitam o mover do Espírito Santo, resultando em cultos desprovidos da verdadeira unção que alimenta a alma. Para saírem desta situação, lançam mão, copiando, toda sorte de movimento. Esquecem que é o Espírito de Deus que derrama o óleo e estas práticas desprovidas de unção, são inconsistentes, sem valor diante de Deus. Amados líderes, é preciso ouvir a voz do Espírito Santo, consultá-Lo e conhecer a Sua vontade para a igreja; não tome decisões segundo a sabedoria e ou entendimento humano. Afinal, a Igreja é do Senhor Deus que enviou o Espírito Santo a edificá-la. Se houver aprovação do Senhor quanto à existência de um ministério de dança, alguns pontos devem ser observados pelos que serão ungidos.
1- Amor a Deus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Mt 22.37 A nossa condição de servos obriga-nos a sermos desprovidos de vontade própria e sujeitos ao domínio integral do Senhor Deus. Isto significa: Primeiro à vontade de Deus e em segundo plano e em conformidade com os princípios divinos, o nosso querer.
Esta condição é tão real, que o próprio Jesus, quando homem, submeteu-se por completo aos desígnios do Pai, a direção de Sua vida não estava mais sob seu controle. Ele disse: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres”. (Lc 22.42)
Esta sujeição incondicional era fruto do grande amor do Senhor Jesus, primeiro para com o Todo Poderoso e também pela humanidade que caminha a passos largos em direção à perdição eterna.
2- Temor a Deus: Coração sábio. “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o SENHOR seja louvado para sempre!” (Sl:111.10)

Temor a Deus significa que devemos possuir sentimento de reverencia e respeito, ao contrário do que pensam alguns, ao associar temor a medo. É inconcebível que vidas impuras, desprovidas de santidade possam tomar lugar no desempenho da obra do Senhor. A falta do temor abre brechas através das quais, o maligno infiltra-se e as obras da carne ganham espaço. As pessoas que deveriam ser adoradores tornam-se em “dançarinos”, ávidos pelos elogios, sentem prazer quando são glorificados por fazerem bem as coreografias.
... Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar?... Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. “Quem me elogia é o meu Pai...” (Jo 5.41,44;8.54)
Movido pelo amor e temor, Jesus despiu-se da glória celeste, colocando-se apenas como instrumento nas mãos de Deus, para ser útil ao Reino, Ele dispensou os elogios, veja: “Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas” (Jo 5.41)
3- Santos e Puros: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. (Rm 1:1)
A exemplo de Paulo, somos chamados para fazermos a obra do Senhor Deus, em diversas áreas no Reino. Separados para a honra e glória do Senhor. Consciente desta condição é preciso que haja uma adequação da vida ao viver definido por Deus. Você foi chamado pelo Espírito Santo para integrar o ministério de dança? Louvor? Pregação da Palavra? Líder na igreja? Oh graças! És bem-aventurado!
O mandamento é: Seja Santo! A santidade nos proporciona:
-A oportunidade de comungarmos as mesmas idéias do Senhor.
-E intimidade profunda com Ele.
Quando isto é uma realidade, a nossa alegria é glorificá-Lo com os nossos atos.
Os frutos da carne: “... a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas”. (Gl 5.19-21) São inexistentes na vida que procura ser santa e pura. Servo leia com atenção esta mensagem, reflita sobre a tua situação com o Senhor, e jamais permita que sentimentos de orgulho, a soberba e a vaidade penetrem em teu coração, roubando o lugar que é exclusivamente do Senhor. Você é ungido a adorar através da dança? Faça isto com perfeição, com satisfação e com todas as tuas forças, para que o Senhor veja e aprove, recebendo como aroma suave a tua adoração. Não permita que a carne sobressaia e queira ouvir dos irmãos palavras afáveis; não tome glória do Senhor para si. Amém
A saber
1. Deus não escolhe pessoas capacitadas, ele capacita os escolhidos.
2. Um com Deus é maioria!
3. Se quiser ficar desanimado olhe para si, se quiser ficar decepcionado olhe para os homens, mas se quiser ser salvo olhe para Jesus.
4. Vale muito mais uma porta fechada por Deus do que uma aberta pelo diabo.
5. Você quer ajudar? Então se envolva com quem precisa de ajuda. Quer fazer a diferença? Seja diferente, Quer ser usado por Deus? Seja disponível.

6. Nunca ponha um ponto de interrogação onde Deus já colocou um ponto final...
7. Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus.
8. Deus não fala com pessoas apressadas e sem tempo.
9. Com Jesus, jamais uma desgraça será a última noticia.
10. Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.
11. Só terei tudo de Deus, quando Ele tiver tudo de mim. 12. A fé ri das impossibilidades.
13. A fé não nasce com uma quantidade de fatos que uma pessoa ouve a respeito de Deus. Há pessoas que se convertem com um folheto apenas, enquanto outras irão para o inferno conhecendo a Bíblia inteira.
14. Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus.
15. Perdoar é a melhor maneira de vingar-se.
16. A mágoa olha para trás, a preocupação olha em volta, a fé olha para cima.
17. O tempo é de longe mais valioso que o dinheiro, porque o tempo é INSUBSTITUÍVEL.
18. Não temas a pressão, lembre-se que é ela que transforma o carvão em diamante.
19. A Bíblia nos foi dada para nos dar conhecimento e mudar nossa vida.
20. O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa.
21. NÃO CONFUNDA A VONTADE DE DEUS, COM A PERMISSÃO DE DEUS, NEM TUDO O QUE ACONTECE É DE SUA VONTADE, MAS NADA ACONTECE SEM SUA PERMISSÃO. Jesus Não é Religião . . . é Relação!!!




Se você confiou em Deus e andou pelo caminho Dele,
Se você O sentiu a guiar você todos os dias,
Mas agora seus passos o levam por outro caminho,
Comece de novo!!
Se você fez planos que não deram certo,
Se você tentou dar o melhor de si e não há mais o que tentar,
Se você falhou consigo mesmo sem saber porquê,
Comece de novo!!
Se você contou aos seus amigos o que planejava fazer,
Se você confiou neles e eles não o apoiaram,
Se agora você está sozinho, só podendo contar consigo mesmo,
Comece de novo!!
Se você falhou com seus familiares,
Se agora você já não é tão importante para eles,
Se eles perderam a confiança em você,
Se você se sente um estranho em seu próprio lar,
Comece de novo!!
Se você orou a Deus, respeitando sempre a vontade Dele,
Se você orou e orou e ainda se sente infeliz,
Se você quer parar, sentindo que atingiu seu limite,
Comece de novo!!

Se você está certo de que está acabado e quer desistir,
Se você chegou ao fundo do poço,
Se você tentou e tentou e não conseguiu subir,
Comece de novo!!

Se os anos passam tão depressa e os sucessos são poucos,
Se chega Dezembro e você se sente triste,
Deus dá um novo Janeiro a você.
Comece de novo!!
Começar de novo significa: "Vitórias alcançadas", "Uma corrida bem feita", "Deus sempre vencerá!"
Não fique aí sentado no trono da derrota: COMECE DE NOVO!





GINÁSTICA ESPIRITUAL


EXERCÍCIOS INDICADOS PARA TODAS AS IDADES

GINÁSTICA DE RELAXAMENTO




Entrega ao Pai todas as suas cargas, tristezas e preocupações;









GINÁSTICA RESPIRATÓRIA




Respira apenas a atmosfera de paz, amor e felicidade.











GINÁSTICA OCULAR



Vê somente o bem nos teus semelhantes.














GINÁSTICA AUDITIVA


Escuta a voz de Deus.












GINÁSTICA PARA A MENTE




Exercita exclusivamente idéias construtivas.










GINÁSTICA PARA A LÍNGUA



Pronuncia apenas palavras edificantes e caridosas












GINÁSTICA FACIAL



Sorri, sorri, sorri o dia inteiro











GINÁSTICA PARA AS PERNAS



Anda sem temer pelos caminhos em que Deus te guiar.









GINÁSTICA PARA AS MÃOS



Une-as diariamente para uma oração especial.













GINÁSTICA PARA O CORAÇÃO



Irradia o sentimento do amor.









GINÁSTICA PARA A ALMA



Tem todos os dias contato com Deus.




Estes exercícios podem ser feitos por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.



Não há contra-indicação para ninguém.



Pratica-os quantas vezes puderes e a melhora será garantida!!!



Só depende de ti!!!





Deus e a dança...
“Eu só creria em Deus que soubesse dançar...”
Friedrich Nietzsche – Filósofo
“...e dizem: Eis aí está um glutão, bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores...”
Jesus de Nazaré
“...veio o Filho do Homem...que comia e bebia...e vós não cantastes...”
Jesus de Nazaré De fato em Jesus, Deus dança com os homens. Ninguém que leia o Evangelho deixará de ver Jesus em constantes danças...
Começa Seu ministério interrompendo a falência de uma festa...transforma água em vinho...
Ele é recriminado constantemente porque atende à convites para festas em casas de pessoas pouco recomendáveis.
Sua misericórdia para com o drama humano é música da Graça aos ouvidos oprimidos.
E quando Ele deseja expressar a alegria de Deus e de anjos pela chegada da consciência a algum coração, Ele prepara o cenário de uma festa.
O pai do pródigo dançava e gostava de música.
Nietzsche não viu nada. Aliás, viu tanto “cristianismo” que não viu Deus dançando em Cristo. Ele mesmo não percebeu o quão pré-condicionado estava. Não conseguiu enxergar que tudo era um convite para a festa na casa do Pai. As parábolas de Jesus estão cheias de convites para que se venha dançar. Quando ninguém atende ao convite, ainda assim Ele não cancela a festa: enche a casa de mendigos, veste-os com trajes próprios, e ordena a liberdade. Até João Batista, que não dançava do lado de fora, sabia que o que estava acontecendo era uma festa. Jesus era o noivo. A festa era Dele. João se alegrava. De fato, se eu tivesse que dizer alguma coisa ao filósofo, lhe diria: ‘Eu é que não acredito em filósofos que não sabem dançar...e nem ver quando a festa está proposta.’ O que custava ao filósofo era crer que Deus não tinha nada a ver com o mal humor do Cristianismo. Acabou que o pensador foi incapaz de ouvir as músicas e entrar na festa. Quem tem ouvidos para ouvir as músicas da Graça, que entre na festa. Deus está chamando você pra dançar. É por isso é que o convite tem o nome de Boas Novas.
A Dança à luz da Bíblia
Com exceção da dança de Salomé perante Herodes (provavelmente uma espécie de pantomima de influência romana), os múltiplos casos, exemplos e citações relacionados com a dança na Bíblia nem têm um caráter de sedução lasciva, nem são danças «a solo», exceto a dança (II Sm. 6:14-16; Cr. 15:29) de David, o «homem segundo o coração de Deus», tão respeitado pelo Povo do Senhor, ainda hoje. Geralmente as danças são expressões grupais: de alegria, divertimento e/ou adoração a Deus. Nomeadamente no livro de Salmos, há convites bem explícitos para louvar a Deus com danças, como por exemplo em Salmo 149:3, 150:4 (alguns tradutores escreveram flauta em vez de dança!!) .
Algumas outras referências:
Juizes 21:19-23;
I Samuel 30:16;
II Samuel 6:5: “David e toda a casa de Israel dançavam diante de Jeová...”
Salmo 87:7: “Dirão tanto os que cantam como os que dançam: todas as minhas fontes são em ti”;
Cantares 6:13: “Volta, volta ó Sulamita... Porque quereis contemplar a Sulamita, como a dança de Mahanaim?”. (Tradução Brasileira, das Sociedades Bíblicas Unidas, corroborada pela ISBE, Enciclopédia Bíblica Internacional, vol II, p.1169-1170).

Na parábola do Filho Pródigo, (Lucas 15:25) a dança assume um caráter bastante significativo, não só por ser uma alusão referida por Jesus, o Verbo que atualizou a Palavra de Deus e a personificou (Hebreus 1:1), mas também porque essa parábola ilustra a relação do homem com Deus, e a alegria que existe no céu quando um pecador se arrepende. Ora essa alegria é traduzida de várias formas, sendo uma delas a dança. Talvez no céu isso aconteça, numa situação como essa e, se assim for, então existem danças no Céu. Os anjos dançam e cantam de júbilo quando uma criatura humana volta ao Lar Paterno! Não estou a afirmar, mas é uma possibilidade! Um dia saberemos ao certo, na Sua divina presença. Aleluia!
É também de salientar que a dança fazia parte da vida corrente, entre os judeus, e até dos jogos infantis, como lemos em Mateus 11:17 e Lucas 7:32. Perante o que lemos na Bíblia, a dança é uma expressão de alegria, de festa, de convívio e de adoração a Deus. É de lamentar que, entre os cristãos evangélicos, se dance tão pouco. Claro que, em todas as práticas, inclusive as artísticas, há sempre o bom e o mau. Existe má literatura, mas continuamos a ler bons livros. Existe má fotografia, mas continuamos a tirar e a ver fotografias. Existe má pintura, mas continuamos a pintar e a apreciar as artes plásticas. Existe mau cinema, mas continuamos a valorizar grandes obras cinematográficas. Existe mau teatro, mas também há bom teatro; má escultura e boa; péssimos programas de televisão e outros excelentes, etc..
“Examinai tudo, retende o bem”, aconselhou o apóstolo Paulo (I Tess. 5:21). E podíamos dizer ainda que, infelizmente, dentro das igrejas também existe o bom e o mau. Há pessoas sinceras e outras hipócritas, há cristãos honestos e outros que o não são, e há também muita vaidade, muita maledicência, muita falsa santidade, muita inveja, muito fanatismo... Ao Senhor e só a Ele compete separar o trigo do joio. Por isso, irmãos, se sentem o desejo de cantar, cantem! Se sentem o desejo de tocar, toquem. Se sentem o desejo de dançar, dancem... desde que em tudo o que façam não haja maldade, mas sim um espírito são, de alegria, de comunhão, de louvor a Deus, ou de simples diversão saudável, comunicativa! Voltemos à Bíblia. Dancemos!





EU DANÇAREI...

Nosso maior anseio como ministro na dança, instrumentos nas mãos do Senhor é um dia poder dançar diante dEle. Como será lindo este dia. Dançar face a face com o Senhor por toda eternidade. Por isso, prosseguimos em santidade, buscando estar segundo o Seu coração e andar em Seus caminhos para que, quando Ele voltar e levar sua igreja, possamos subir e dançarmos com tudo que temos e com tudo que somos. Vestidos de vestes celestiais e podendo ver claramente como Ele se alegra em nossa dança.
Gostaria de agradecer ao Senhor pelo grupo de discussão on line "Eu Dançarei". Um grupo formado por ministros na dança de todo o país que tem buscado uma dança que realmente agrade o Senhor e atraia sua presença. Pessoas que sabem que o Senhor não precisa de enfeites em seus cultos, pessoas que sabem que o que atrai pessoas à casa de Deus é a presença da glória d'Ele, por isso são pessoas que buscam uma dança que atraia a presença do Senhor acima de qualquer coisa.
Que possamos continuar crescendo em busca de união, santidade e excelência diante do nosso Amado. Quebrando toda tradição humana, toda desunião, toda inveja e prosseguindo para o alvo que é o Senhor.
Quem quiser fazer parte dessa lista basta digitar entrar no site www.dosquedancam.blogger.com.br e digitar seu e-mail no campo que aparecerá ao lado ou acessar www.grupos.com.br/grupos/eu_dancarei .

Nenhum comentário:

Postar um comentário